quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conheça os cachorros mais inteligentes do mundo


Um ranking feito pelo professor de psicologia da Universidade Britânica de Vancouver (Canadá) vira e mexe causa polêmica na internet. Em seu livro, chamado The Intelligence of Dogs (ou A Inteligência dos Cães), Stanley Coren lista as dez raças de cães mais inteligentes do mundo.

Criadores e apaixonados por cachorros não gostam muito dessa classificação — dizem que cada cão é um cão e que seu comportamento não se define por raça.

O autor, no entanto, generaliza os indivíduos dentro de cada grupo e usa três critérios para quantificar a inteligência dos bichinhos: inteligência instintiva, capacidade de adaptação e obediência. 

Quer conhecer as dez raças de cães mais inteligentes do mundo, segundo Stanley Coren?
Border Collie

Em primeiro lugar na lista vem a raça border collie. Esses animais foram usados por anos e anos para atividades de pastoreio justamente por serem leais e capazes de obedecer regras humanas. São bichos extremamente focados!

Acredite ou não, os animais que ficaram em segundo lugar na lista de inteligência do professor foram os poodles. Além de capazes de ouvir, entender e respeitar ordens humanas, esses cães ainda são bons em ambientes aquáticos — podem nadar pequenas distâncias e recuperar objetos que caíram na água. Um sucesso!

Inteligência combinada a força física fazem do pastor alemão um excelente cão de guarda. Ele pode ser treinado com facilidade e é um cão extremamente leal. Não à toa, é o cachorro mais usado por policiais e militares ao redor do mundo e está na terceira posição do ranking do professor Stanley Coren.

Os cães da raça golden retrivier também têm lugar certo na lista do doutor Stanley Coren. No quarto lugar, aparecem eles que — ao contrário do pastor alemão — são amistosos e pacíficos. Não são ideais para cães de guarda, mas atendem ordens humanas com facilidade.

Se cães do tipo golden retrivier não são bons para a guarda, os doberman vão na contramão: podem virar excelentes guardadores. Eles são grandes e territorialistas, animais extremamente alertas. Podem ser treinados com grande facilidade e por isso ocupam a quinta posição deste ranking.

Os shetland sheepdog, descendentes do collie escocês, aparecem na sexta posição do ranking do dr. Stanley Coren especificamente por conta de sua capacidade de atenção. São muito alertas e, se treinados, dão excelentes cães vigia!

Conhecidos mundialmente por sua amabilidade, os cães da raça labrador tem mesmo natureza amigável. São excelentes cães de companhia e rendem bons ajudantes para equipes de resgate. Ficam com a sétima posição do ranking

Já ouviu falar na raça papillon? Esses cães tão pequenos são extremamente obedientes e fáceis de treinar. Por isso, ficaram com a oitava posição do ranking do psicólogo. São afetivos e muito leais aos seus donos, também.

Territorialistas, os cães da raça rottweiler são grandes e têm fama de serem violentos. No entanto, o que pouca gente fala é que eles podem ser facilmente treinados e suas características mais agressivas são muito úteis para quem procura um cão de guarda. Eles ficam com a nona posição do ranking.

Em décimo lugar, a raça que aparece no ranking do livro The Intelligence of Dogs é a australian cattle dog, também chamada de blue heeler. Esses bichos são inteligentes, bons para entender ordens e excelentes para trabalhar no comando de outros animais. Ficam no décimo lugar da lista.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://lh4.googleusercontent.com/-Sn-neUsSSCo/ULUBYJqeXEI/AAAAAAAABbo/WMspOl3iEyQ/s800/natal-34370%2520c%25C3%25B3pia.jpg