sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O rato do campo e o rato da cidade


Texto infantil de Ruth Rocha com ilustrações de Marilda Castanha.
O texto retrata a história de dois ratos, um do campo e outro da cidade. O rato da cidade, através de uma visita, convida o rato do campo para passar uns dias em sua casa na cidade. Com o convite aceito, o rato do campo se encanta com as coisas que a cidade oferece, diferente do campo.
O que mais encanta o rato do campo é a fartura de comida que a cidade oferece. Mas ele logo descobre que está ali para comer após as pessoas se alimentarem. Quando vão comer, ficam atentos pois podem ser pegos por um gato e por uma senhora que anda com uma vassoura pela cozinha.
Com todo esse atrito, o ratinho do campo decide ir embora e ve que sua vida na roça é mais feliz do que a que a cidade pode oferecer. Já o rato da cidade, sempre visita o ratinho do campo e sua familia do meio rural, pois gosta da vida do campo.

O texto mostra que não é fácil se adaptar a um local onde se é estranho. E se acostumar com o modo de vida é num tanto complicado.

Esse texto foi publicado através de uma palestra, no qual frequentei, e achei interessante.
A palestra fala sobre a utilização de textos em blogs. Na próxima postagem comentarei um pouco sobre "O uso do blog como recurso técnologico para produção textual".

- Imagem retirada do Google -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://lh4.googleusercontent.com/-Sn-neUsSSCo/ULUBYJqeXEI/AAAAAAAABbo/WMspOl3iEyQ/s800/natal-34370%2520c%25C3%25B3pia.jpg